Vocacionada à Santidade: Venerável Irmã Benigna Victima de Jesus
Data: 16/08/2022
Edição: 84
Nesse mês de agosto celebramos o nascimento de Maria da Conceição dos Santos, uma menina que abriu seu coração para enxergar a presença de Deus em cada irmã e irmão. Seus olhos aprenderam a ver o que estava no Interior de cada pessoa, e lá compreendia a presença de Cristo. A caridade germinada em suas atitudes apresentou-se desde sua adolescência. Ali sentiu-se chamada a doar sua vida para cuidar das pessoas.
Cada história vocacional é única, o chamado, os passos, a resposta e os meios para fazer a vontade de Deus só tem sentido se forem coroados pela perseverança. E a Venerável Benigna cultivou essa virtude, permaneceu até o fim fiel aos apelos de Deus.
A vida da Venerável Benigna mostrou que a Santidade está no sorriso, nas anedotas, nas músicas que celebram a vida e aquecem os corações, na convivência que estreitam os laços de confiança, nas orações que aliviam a alma e geram vida. A santidade, uma resposta vocacional, é marcada pela alegria que transcende os momentos alegres ou tristes, falamos da alegria plena de ser de Deus, que vem de Jesus, que fortalece a alma, ilumina as pessoas ao nosso redor e podemos chamá-la de felicidade!
A santidade é fruto concreto de uma resposta ao chamado de Cristo. Esse chamado recebe o nome de vocação. Percebemos que a vida da Venerável Benigna foi uma caminhada marcada pela ação de Deus em cada passos do seu viver. Como consequência de seu sim, não temeu enfrentar e superar desafios para atingir o bem maior: ser de Deus por inteiro.
Vocação é um chamado, que precisa de discernimento e coragem para dar uma resposta. Jesus, que é fiel, nos ajuda a viver essa resposta com perseverança e fidelidade. O chamado vem de Cristo e a resposta verdadeira nasce no coração. A exemplo de Maria, a nossa Mãe de Piedade, a Venerável Benigna Victima de Jesus soube meditar em seu coração para compreender os dons que Deus lhe confiou e não hesitou em colocá-los a serviço da humanidade. O bem que Irmã Benigna realizou, reconhecido pela Igreja, lhe conferiu o título de Venerável.
Hoje, ao contemplar a vida e a vocação da Venerável Benigna Victima de Jesus, que doou sua vida a Cristo por meio da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, somos convidados(as) a elevar uma prece pelas Vocações, para que Deus fortaleça cada Irmã na prática do bem; Que o Senhor chame novas jovens a viverem a experiência de doar-se inteiramente a Cristo na Consagração Religiosa, no testemunho do amor de Deus, na vida de oração, na fraterna convivência e na prática da Caridade. Jesus tem pressa!
Contato para as jovens Vocacionadas à CIANSP:
Redes sociais: @VocacionalCiansp
(21)98901-8316